Economia

Como economizar dinheiro: 11 dicas super simples para economizar dinheiro

Economizar pode parecer um sonho para muitos de nós na melhor das hipóteses. Mas, de acordo com uma pesquisa de Alfabetização Financeira de 2020 da Savvy, 51,3% dos entrevistados pagam suas contas de cartão de crédito em dia todos os meses. E outros 41,75% dos entrevistados também acompanham suas despesas usando uma variedade de aplicativos financeiros.

Aqui estão algumas 11 coisas que você pode fazer para aumentar suas chances de economizar dinheiro com sucesso. Não apenas para seus objetivos de curto prazo, como férias, mas também para os de longo prazo, como construir um depósito para casa:

1. Fazer um orçamento

Como economizar dinheiro: faça um orçamento

No coração de qualquer plano de poupança está um orçamento. O orçamento ajuda você a priorizar suas despesas e a encontrar um equilíbrio entre gastar e economizar ao longo de um ano inteiro.

Ao verificar os extratos do seu cartão de crédito, faturas, extratos bancários e recibos, você pode calcular todas as suas despesas regulares, como aluguel ou empréstimo à habitação, transporte, seguro e eletricidade, diz MoneySmart.

Você então deduz essas despesas de sua renda – seu emprego em tempo integral ou parcial ou trabalho ocasional, pensão, benefícios governamentais, pagamentos de pensão alimentícia, investimentos, etc.

Se você está gastando mais do que ganha, pergunte a si mesmo o que poderia cortar ou cortar.

“Ao definir suas prioridades financeiras”, diz MoneySmart, “pense em quais itens você precisa para suas despesas básicas de vida e quais são extras ou coisas que você poderia prescindir se precisasse economizar algum dinheiro”.

É aconselhável atualizar seu orçamento pelo menos uma vez por ano. Ou com mais frequência se suas circunstâncias mudarem significativamente (por exemplo, conseguir ou perder um emprego, ter um bebê).

Se você está gastando mais do que ganha, pergunte a si mesmo o que poderia cortar ou cortar.

2. Acompanhe seus gastos

Como economizar dinheiro: acompanhe seus gastos

De acordo com MoneySmart, podemos cair na armadilha de pensar que gastar em coisas grandes é o que nos coloca em apuros, quando muitas vezes são as pequenas coisas que acabam nos custando mais.

Por isso é importante acompanhar seus gastos do dia-a-dia, para que você não viva além das suas possibilidades. Seu extrato bancário informará quanto dinheiro está entrando em sua conta bancária e quanto está saindo. Você pode então compará-lo com seu orçamento para ver se está cumprindo ou não. Você pode então identificar áreas onde você pode salvar.

Apenas o pensamento de ter que controlar nossos gastos pode evitar compras por impulso.

Use o aplicativo MoneySmart para acompanhar suas despesas pessoais

3. Pague seu cartão de crédito

Como economizar dinheiro: Pague seu cartão de crédito

Com taxas de juros de cartão de crédito na Austrália tão altas quanto 25% ou mais, é fácil ver como o uso imprudente de um cartão de crédito pode minar até mesmo as mais modestas metas de poupança.

Pagar seu cartão de crédito integralmente e em dia é a melhor maneira de evitar juros e taxas de atraso no pagamento.

Para evitar perder seus pagamentos, a MoneySmart recomenda configurar um pagamento por débito direto. E você deve pagar mais do que o mínimo exigido, senão acabará pagando muito mais juros. Se você não pode confiar em um cartão de crédito, Canstar recomenda tirar uma folha do livro de seus avós: “Sem crédito, sem EFTPOS. Basta retirar o dinheiro que você precisa para a semana e fazê-lo durar.”

Pode parecer contra-intuitivo dado o conselho acima, mas Andrew Schrage, co-proprietário da Money Crasher Personal Finance, acredita que uma maneira criativa de economizar dinheiro é usar mais seu cartão de crédito .

Mas com uma condição: “Esta dica só se aplica a quem paga seu saldo em dia e integralmente todos os meses”, diz Andrew.

“Encontre um cartão de crédito com um excelente programa de recompensas de reembolso e, a cada poucos meses, resgate suas recompensas e, em seguida, coloque essa quantia em uma conta bancária que você reservou apenas para economizar.

4. Abra uma conta poupança

Como economizar dinheiro: abra uma conta poupança

Ao restringir o acesso ao seu dinheiro, as contas de poupança podem oferecer uma taxa de juros mais alta do que uma conta de transação básica.

As contas de poupança são um lugar onde você pode colocar parte ou toda a sua renda discricionária – o valor que sobra após o pagamento de necessidades pessoais e impostos – e quaisquer ganhos inesperados (por exemplo, reembolso de impostos). Você pode evitar a tentação de gastar esse dinheiro discricionário configurando transferências automáticas e programadas de sua conta principal (conta de transações) para sua conta poupança.

Kylie Travers , CEO da Occasio Enterprises, que possui e opera vários sites de finanças pessoais, diz que arredondar para baixo o saldo da sua conta de transações é uma maneira de juntar dinheiro extra para sua conta poupança.

“Arredonde sua conta bancária toda vez que verificar e transfira o valor para sua dívida ou poupança”, diz ela.

“Se eu entrasse e minha conta tivesse $ 109,35, eu arredondaria para $ 100 transferindo os $ 9,35 para minha conta poupança (ou dívida, quando eu tivesse).

“Alguns meses isso resultou em algumas centenas pagas sem muito esforço e não perdi essas pequenas quantias.”

^ Condições aplicáveis

5. Concentre-se em despesas recorrentes

Como economizar dinheiro: concentre-se em despesas recorrentes

Embora tudo ajude, são suas grandes despesas recorrentes que fornecem o terreno mais fértil para aumentar suas economias, diz a equipe da The Thrifty Issue .

“Veja seus extratos bancários e veja todas as coisas em que você gastou dinheiro no ano passado.

“Depois, veja quanto dinheiro você pode economizar com eles, por exemplo, refinanciando seu empréstimo à habitação, comparando seguradoras e outros serviços.

“Passe um dia analisando tudo e você pode economizar milhares.”

Embora tudo ajude, são suas grandes despesas recorrentes que fornecem o terreno mais fértil para aumentar suas economias

De acordo com a Choice, comprar um revendedor de energia mais barato poderia reduzir sua conta de energia quase pela metade; você pode comparar as ofertas de eletricidade e gás no site Energy Made Easy do governo australiano .

Os custos de seguro podem chegar a vários milhares de dólares por ano, portanto, uma economia de 10% pode equivaler a centenas de economias.

Reduzir seus custos de combustível requer vigilância constante: MotorMouth e accc.gov.au lhe dirão quais postos de serviço têm os preços mais baixos e o melhor dia da semana para abastecer, respectivamente.

Mesmo se você estiver satisfeito com seus provedores de serviços móveis e de internet, pergunte se eles têm um plano mais barato. Esta é uma informação que eles nem sempre fornecem aos clientes existentes.

6. Controle seus impulsos

Como economizar dinheiro: controle seus impulsos

Cartões de crédito, caixas eletrônicos e compras online tornam mais fácil do que nunca gastar dinheiro. Especialmente nas coisas que queremos ao invés de precisar; a extensão em que sucumbimos à tentação normalmente se resume à nossa força de vontade. Estudos mostraram que o autocontrole é um pouco como um músculo que se cansa com o uso.

Ironicamente, é a força de vontade dos compradores mais pobres que tende a se esgotar mais. Isso se deve ao fato de enfrentarem repetidas e difíceis decisões financeiras.

“Não é que os pobres tenham menos força de vontade do que os ricos”, diz a American Psychological Association.

“Em vez disso, para as pessoas que vivem na pobreza, cada decisão – mesmo comprar sabão – requer autocontrole e mergulha em sua limitada força de vontade.”

Se você vir algo que deseja, diz Canstar , espere pelo menos um dia antes de comprá-lo – 30 dias se for uma compra grande e desnecessária. Você pode encontrar os passes de desejo. Outra maneira de reduzir seu impulso de compra é calcular quantas horas de trabalho o preço de compra representa; é provável que você ache que o item não vale a pena.

7. Suavize suas contas

Como economizar dinheiro: Suavize suas contas

A ‘suavização de contas’ é um sistema de pagamento oferecido por fornecedores de serviços públicos (eletricidade, gás, água) em que você os paga quinzenalmente ou mensalmente, em vez de ter que pagar a conta inteira de uma só vez.

Ele protege as pessoas com orçamentos apertados do choque de contas e de ter que se endividar e potencialmente pagar juros.

Richard, da Simple Living Australia , recomenda que você adote uma abordagem semelhante com suas finanças cotidianas: regularmente desviando dinheiro para pagar contas grandes.

A ‘suavização de contas’ é um sistema de pagamento oferecido por fornecedores de serviços públicos (eletricidade, gás, água) em que você os paga quinzenalmente ou mensalmente, em vez de ter que pagar a conta inteira de uma só vez.

“Isso permite que você economize dinheiro ao longo do tempo para pagar certas contas anualmente versus, digamos, mensalmente – aproveitando os descontos para pagar contas e prêmios em um único acerto, em vez de em parcelas.”

A MoneySmart recomenda que você some quanto custam suas contas grandes no total do ano. Dessa forma, você pode descobrir quanto deve guardar cada pagamento com antecedência.

Ao colocar esse valor de lado cada vez que for pago, você sempre terá dinheiro disponível para cobrir sua próxima grande conta.

8. Planeje suas refeições

Como economizar dinheiro: Planeje suas refeições

O planejamento de refeições é uma das maneiras mais fáceis de economizar dinheiro, diz Kalpana Fitzpatrick , fundador do MummyMoneyMatters.com

“Se você sabe o que está comendo na semana e fez as compras de acordo, não haverá necessidade de visitas aleatórias ao supermercado. Visitas extras resultam em você gastar mais dinheiro e até desperdiçar comida.”

Será ainda mais fácil para você ficar dentro do orçamento comprando todos os seus itens básicos em lojas de preços mais baixos como a Aldi, diz Choice.

A simplesavings.com.au defende o uso dos alimentos que você já tem em seu armário, despensa, jardim e freezer para economizar dinheiro.

Se uma família de quatro pessoas fizer isso, não terá que gastar mais de US$ 21 em suas compras semanais. O que é cerca de US $ 300 a menos do que uma família desse tamanho normalmente gasta. Faça isso uma semana por mês e, em um ano, você economizará cerca de US$ 3.600. A chave para o ‘$21 Challenge’, diz Mandy Danko, membro do simplesavings.com.au, é fazer um inventário, um plano de menu e uma lista de compras.

9. Torne-se um ‘consumidor promíscuo’

Como economizar dinheiro: Torne-se um cliente promíscuo

Se você é fiel à marca – alguém que compra repetidamente um produto ou serviço – cuidado.

É provável que o fornecedor em questão saiba que você é menos sensível ao preço do que a maioria dos clientes em potencial. Eles podem estar tirando proveito de sua lealdade ou, pior, dando-lhe como garantido, cobrando preços não competitivos.

Não permita que sua conexão emocional com um fornecedor atrapalhe, comece a procurar um negócio melhor em outro lugar.

Apenas a ameaça de sair pode levar a uma oferta melhor do seu fornecedor atual. Eles entenderão que manter os clientes existentes geralmente é muito mais barato do que conquistar novos.

E se eles não te derem um desconto ou upgrade grátis, por exemplo, não se desespere. Mais do que provável, existem outras empresas fazendo fila para lhe dar um bom negócio introdutório.

Não permita que sua conexão emocional com um fornecedor atrapalhe, comece a procurar um negócio melhor em outro lugar.

Em suma, você deve se tornar um ‘consumidor promíscuo’, diz Michael Ginsburg, fundador do Spending Hacker .

“Ser leal não só não lhe dará um negócio melhor, como é quase certo que acabará custando mais.”

“Certifique-se de que você não tenha fidelidade à marca e esteja disposto a mudar sempre que um concorrente oferecer melhor valor.”

10. Evite uma mentalidade de pobreza

Como economizar dinheiro: Evite a mentalidade de pobreza

Muitas pessoas consideram a parcimônia – usar dinheiro e outros recursos com cuidado e sem desperdício – uma virtude.

No entanto, embora a economia seja uma maneira óbvia de economizar, precisamos nos proteger contra ser muito frugais, diz Emma Johnson, fundadora do WealthySingleMommy.com .

“Em última análise, a única maneira de progredir financeiramente é se concentrar em ganhar, economizar e investir”, diz Emma.

“Focar em economizar no supermercado e na conta de luz só vai te levar até certo ponto e te coloca em risco de uma mentalidade de pobreza.”

Uma mentalidade de pobreza, ou falta, é aquela preocupada com a falta de dinheiro: todas as coisas que a pessoa não tem e não pode obter, diz Randy Gage, escrevendo para getmotivation.com

Essas pessoas tendem a ter crenças autolimitantes e a tomar decisões com base no medo da perda ou do fracasso. Em contraste, as pessoas com mentalidade de prosperidade, ou abundância, baseiam suas decisões em quais são os possíveis benefícios.

11. Use nosso planejador de metas de economia

Como economizar dinheiro: use nosso planejador de metas de economia

Use o planejador de metas de economia do Budget Direct para descobrir quanto você precisa reservar regularmente para atingir sua meta de economia; e quais gastos discricionários você poderia cortar no processo.

O planejador também permite que você carregue uma imagem do que está economizando. Pesquisas mostram que as fotos podem fornecer motivação adicional para atingir seu objetivo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo